Recuperando meu router ADSL

novembro 26, 2006 às 6:14 am | Publicado em nerdices, tecnologia | 11 Comentários

Hoje tive um desprazer tremendo com meu router… o FDP simplesmente morreu do nada e não dava sinal de vida.

Tentei de toda forma acessá-lo e nada…. não consegui restaurar as configurações… pois tinha efetuado um upgrade da firmware tempos atrás e a senha padrão não era a mesma ao qual eu havia criado. Ou seja? estava totalmente “morto”.

Fui pro Windows (eca) tentar acessar a internet via linha discada (a preguiça é tanta que até hoje não compilei o driver do meu modem intel). Procurei na internet inteira uma solução pro meu problema e nada (até páginas em cache no google), até que lembrei que via tFTP ele não precisa de autenticação para dar um get da firmware, cfg atual ou cfg default…. mãos à obra!

Lá no ms-dos (como eu odeio usar isso) segui com a minha missão…. recuperar a cfg default pra tentar ver a senha padrão da porcaria da firmware.

c:\> “tFTP -i 192.168.254.254 get TEFacs.dat”

Voilá!!! recuperei a cfg default do router. hehehehe

voltei pro Linux e pensei: “MISSÃO CUMPRIDA”

lá abri o arquivo no vi e qual minha surpresa????

olha a primeira linha do arquivo:

“create user name TMAR#DLKT20060307 passwd DLKT20060307 root”

hehehehe

não deu outra…. entrei no router e fiz logon com o user “TMAR#DLKT20060307” e senha “DLKT20060307″… o q apareceu pra mim?

chemonz@chemonz:~$ telnet 192.168.254.254
Trying 192.168.254.254…
Connected to router.
Escape character is ‘^]’.

*******************
Welcome to Viking
*******************

Software Release R2.01.B03.TM(030917a/Y.1.28.150)
Copyright (c) 2001-2003 by D-Link, Inc.

login: TMAR#DLKT20060307
password:
Login Successful
$
Pensei: “Putz! agora é foda… vou ter q definir todas as merdas das regras de roteamento na unha, e tem séculos q fiz isso que nem lembro por onde começar! PUTA QUE PARIU

Mas (para a minha felicidade) lembrei que antes de fazer o upgrade da firmware havia feito um backup da cfg dele. Que felicidade!

foi só fazer upload do arquivo cfg, dar commit, reboot e voilá!!!! tudo funcionando perfeitamente como se nada tivesse acontecido.

Conclusão:

Sempre faça backup de tudo (tudo mesmo)… desde mbr do hd, tabela de partições, dump do banco de dados, CFG DA PORCARIA DO ROUTER, e outras coisas mais….

Anúncios

11 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. nossa que aperto heim e triste te que depedermos da merda do windows para resolver alguns paus mas e bom que vc aprende nao confiar 100% em nos mesmo e fazer BACKUP…..de tudo….rsrsrsrs

  2. Caramba hein che, se nao fosse o bom e velho DOS o que você faria hein ?? ..sahsahsuahsuahsasa

    Bom, ainda bem que temos nosso sistema Backup neh ??

    Abraços

    Diego

  3. é…sem “proteção” (nesse caso backup) não dá né ? hahahaha
    agora só nao pode fazer que nem eu: rm -rf *
    =P

    abraços!

  4. Erh… Que coisa nerd!

    Hahahahaahaha…

    Mas sabia que você dava conta do recado, Chemonzito.

    Abraço!

  5. chemonz. o que vc acha de fundir meu blog com o seu?

    abracosss–>

  6. Eu preciso entrar nesse modem e só retirar uma regra de nat da porta 80

    Você sabe como fazer isso via comando ?

    Agradeço

  7. route del default gw –dport 80

  8. Esse kra salvou meu dia 😄

  9. Caraca velho.. vc eh o regaço… tinha instalado um firmware no modem e nao conseguia acessa-lo mais. Mas com sua ajuda consegui.. VALEU!!!! muito obrigado!!!

  10. Olá !

    Estou com um modem DSL-500G que eu troquei a porta 80 p/ uma outra p/ teste e nao anotei, agora nao consigo acessar o config dele, o danado deu problema e NAO consigo RESETAR de jeito nenhum, ele sempre fica I.P 192.168.2.4 e Gateway 192.168.2.1.
    Acessei ele pelo HyperTerminal mas nao sei usar os comandos, estou tentando fazer download do Config com vc fez mas so da INVALID COMMAND, é defeito daquela PECINHA da frente do TECLADO ! hehehehe

    Pode me dar algumas dicas de como fazer isso, ou so o comando para trocar a porta de acesso p/ 80 ???

    Grato !

  11. Tablet popust

    Recuperando meu router ADSL | tzbishop2k e ChemonZ


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: