Finalmente, Gentoo no laptop

junho 23, 2007 às 3:23 pm | Publicado em gentoo, kde, linux, nerdices | 4 Comentários

gateway

Depois de muito enrolar e hesitar para por o Gentoo no notebook, aqui estou eu. Consegui instalar o 2007.0 no meu Gateway MX6453 sem grandes problemas. Sem dúvida, o maior problema foi saber o que habilitar e desabilitar, como fazer tudo funcionar.

O MX6453 é uma máquina relativamente nova da Gateway, com processador Turion64 X2, 2GB de RAM e um cartão de vídeo da ATI Xpress 200M – uma placa especial para laptops. O lspci completo da minha máquina pode ser encontrado no post sobre o Ubuntu, assim como no arquivo que diponibilizei no fim do post.

Instalei a versão i686 do Gentoo ao invés do AMD64, e quem sabe se eu julgar necessário, no futuro instalo a versão AMD64. Por hora ficarei com a i686 mesmo, que está muito rápida. Segundo alguns benchmarks que andei vendo por aí, a diferença entre amd64 e i686 não é grande, nem considerável para um usuário desktop.

Estou fazendo este post, na verdade, pra documentar a instalação do Gentoo Linux 2007.0 no hardware apresentado. Disponibilizo, também, um tarball que contém alguns arquivos de configuração que criei para instalar o Gentoo aqui, entre eles, um make.conf adaptado prum desktop-laptop com suporte à formatos de áudio/vídeo bastante populares (KDE, windows codecs, mp3 etc), meu xorg.conf e o config do meu kernel, em que habilitei todos os componentes deste Gateway.

Para quem acaba de entrar no navio, seguem algumas páginas que usei pra configurar os dispositivos do notebook no Gentoo..

Bem..fica a documentação, quem sabe uma hora transforme isto numa página com mais informações ou mesmo arranje um tempo pra formatar o post pro Gentoo Wiki mais com mais detalhes.

Screenshots (KDE 3.5.7 on Gentoo 2007.0)

Baghira Dark Plastic + KDE

Anúncios

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Oi oswaldinho =]
    resolvi da uma passada aqui no seu pqno blog pra ver se tinha + alguma coisa engraçada igual o das profissoes… mas soh encontrei esse coiso ae q fala linguas que eu naum compreendo mto bem =D
    hehe espero q vc tenha instalado ai o q quer q seja q vc queria…
    bjuss =P

  2. Oi,

    cheguei aqui meio que por acaso, a partir de um link que vi num artigo no vivaolinux.

    muito legal teu blog. informativo e divertido na medida certa. estou iniciando no uso do gentoo, e fiz ontem uma instalação básica no laptop (acer aspire 3660), depois de anos de slackware e debian. vamos ver agora pra onde que vai isso…

    mais uma vez, parabéns. 🙂

  3. Cara show de bola, teria como vc mandar o link dakele tema black do segundo screen onde vc baixou? vlewss..

  4. Diego, o link é o seguinte:
    http://www.kde-look.org/content/show.php/Dark+Plastic+2+Suite?content=51302

    Antes de instalar o windeco do Dark Plastic 2, porém, é necessário instalar o Domino – um tema para o KDE. No gentoo, um emerge Domino resolve, pras outras distros, segue o link dele:
    http://www.kde-look.org/content/show.php/Domino?content=42804
    Valeu!

    xlx, que legal. Eu to fuçando lá no seu blog agora, to vendo que vc tem um PDA. Eu tenho um iPaq rx3715. Daqui a pouco coloco uns comentários lá! To gostando também.

    Legal que vc tá começando no Gentoo, é uma distro ótima, só enche o time de compilação de algumas coisas. Qualquer coisa dá um grito por aqui que a gente te ajuda!
    Valeu!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: